9 de setembro de 2013

Fiz uma tattoo: dicas, cuidados e recomendações

É isso. Fiz minha primeira tatuagem, depois de mais de 5 anos adiando e tomando coragem. Sempre tive duas idéias na cabeça: a de tatuar o símbolo do paz e amor e a frase de uma música. E sempre quis fazer no pulso a primeira tatuagem. Não irei falar aqui sobre significados, antes que me perguntem. 

Desisti do símbolo aos poucos, e isso me abriu os olhos pra ver que com o tempo que fui adiando, não era tão importante pra mim. Daí comecei a me perguntar se valeria a pena fazer mesmo uma tatuagem. Vi que não tive mais dúvidas sobre a frase e prometi a mim mesma que assim que recebesse meu salário no estágio novo, ia fazer. Promessa feita, engoli minha falta de coragem e marquei a bem dita. 

Perguntei na página do blog se seria legal fazer um post contando e o resultado foi 100% positivo! Então organizei esse post com todas as informações bonitininhas pra quem tem vontade, mas ainda tem medo ou não sabe onde fazer. 

Pra começar, a minha tattoo:
Pra quem não conhece, a frase é dessa música LINDA aqui:


A ESCOLHA DO ESTÚDIO:

A palavra-chave é: perguntar. Perguntei a todo mundo que conheço que tem tatuagem sobre estúdios em Niterói. E acabei me dando muito bem, a grande maioria me indicou o mesmo. E fui decidida que ia ser lá. 
Fiz e indico demais o Tatoodubem. Fica na Rua Mariz e Barros, 147 - Icaraí, Niterói. Fiz com o Márcio, super simpático e ainda me sacaneou hahahaha (eu tava me cagando de medo).

A ESCOLHA DA FONTE:

Tem um site que sempre procuro fontes pro blog e é o mais completo, fácil e legal que conheço. É o dafont, indico bastante! Dá pra se registrar e qualquer um pode criar uma fonte e upar lá. Tem zilhões de fontes legais lá, me perco hehehe Depois de muitas dúvidas e incertezas, cheguei a uma fonte final. Quando fui fazer o download, o computador disse que eu já tinha ela. Aí descobri que uso ela no blog já faz tempo HAHAHAHAHA É amor demais, né? 
Enfim, a fonte que escolhi foi a "Throw My Hands Up in the Air" (clica no nome que abre o link). O legal do site é que na caixinha "Custom preview" dá pra ver em alguns tamanhos como ficaria o que você quer escrever com aquela fonte. Eu amei e não tô nem um pouco arrependida! 
PS: pra quem ficar na dúvida ainda, lá no estúdio também tem várias fontes pra escolher.


O PROCESSO:

Peguei a fonte e escrevi a frase com ela no Word mesmo em vários tamanhos diferentes, e imprimi pra levar por estúdio. 
Decidi ligar pra lá na quinta-feira, expliquei o que, onde e como queria. Tinha horário pro dia seguinte e resolvi arriscar. Eles me perguntaram se eu tinha preferência de tatuador, mas como eu não conhecia ninguém disse que tanto faz. 
Cheguei lá e descobri que ia fazer com o Márcio (que por coincidência tatuou uma outra amiga minha). Testamos uns 3 tamanhos da fonte e escolhi. Aí comecei a suar. Sentei e ele botou o papelzinho bonitinho no meu pulso, centralizou e começou os trabalhos. Ele limpou o local antes de começar a tatuar.
Se dói? Então, achei que fosse sentir uma dor absurda, até porque no pulso não tem gordura. Mas dor mesmo não senti muita, o que mais senti foi tipo um choque de leve, parecia que meu pulso tava formigando intensamente. Só quando pegava na veia que eu sentia uma dorzinha. Mas foi bem rápido, pelo que contei ele passou a tinta 3x e acabou em 5 a 10 minutos, não lembro. 
No final, ele limpou com algodão e botou o plástico enrolado no meu pulso.

QUANTO PAGUEI:

A tattoo saiu por R$ 100. Se pagar no cartão tem um acréscimo de R$ 10.
Também comprei uma argolinha pra substituir o piercing que tenho na orelha (era um brinco com bolinha normal antes). Paguei R$ 20 nela. 
O total deu R$ 130. 

CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES:

Tinha um churrasco mais tarde no mesmo dia e perguntei se tinha alguma restrição de comida e bebida. O Márcio me disse que posso comer e beber de tudo, era só não exagerar. 
As recomendações que ele me deu foram: 

  • Passar pomada Bepantol no mínimo 2x ao dia até cicatrizar.
  • Tatuagem descasca durante a cicatrização. E coça. Não coçar nem ficar descascando com o dedo, deixar que descasque naturalmente.
  • Utilizar o plástico até a cicatrização terminar. (é aquele papel filme de cozinha mesmo)
  • Após 15 dias, se houver necessidade de retocar, só ir la e pedir que eles retocam sem cobrar nada.

Fui pesquisar mais alguns cuidados na internet (acabei esquecendo de perguntar como faz pra lavar por exemplo) e achei algumas coisas bem importantes:

  • No dia em que fizer a tatuagem deve-se evitar tomar banho ou não molhar a tatuagem se possível. Nos dias seguintes, evite utilizar sabonete na área (ou opte por um sabonete neutro). Depois de molhada, deixe a tatuagem secar ao ar livre (ou seque com papel toalha), mas não a esfregue com toalha. Evite banhos de imersão nos dias pós-tatuagem.
  • Durante o próximo mês, deve-se evitar a praia, piscinas, jacuzzis e saunas.
  • Evite a exposição solar (incluindo os solários) durante pelo menos um mês. O corpo humano vê a tatuagem quase como uma queimadura de 2º grau, por isso, a exposição aos raios UV durante o processo de cicatrização pode resultar numa "queimadura" de 3º grau.
  • Evite o uso de roupa apertada sobre uma tatuagem recente, sem esquecer a roupa interior, as meias e os collants (estes devem ser completamente evitados durante os primeiros 10 dias, uma vez que podem fundir-se com a tatuagem).
  • Ao primeiro sinal de infeção ou reação alérgica, consulte de imediato um médico.
  • Passado um mês de cicatrização assegure-se de aplicar bastante protetor solar na sua tatuagem sempre que estiver ao sol, de forma a evitar o esmorecimento da tatuagem.

Pra quem tiver na dúvida, a pomada Bepantol que ele indicou é essa (na própria embalagem vem escrito que é recomendado para regiões tatuadas). Custou R$ 26.90 e encontrei na primeira farmácia que fui:


PASSO-A-PASSO DO MEU TRATAMENTO DIÁRIO:

1. Retiro o plástico e com as mãos bem limpas, passo água corrente da pia na região, bem de leve para retirar a sujeira descascada (SEM ESFREGAR). No primeiro dia, não sabia se podia molhar e fiquei com medo de arder, não lavei e no final do dia minha tatuagem era um borrão preto, não se dava nem mais para ler. Então optei por lavá-la.
2. Seco com papel toalha.
3. Passo uma camada bem fina da pomada. A pomada é bem grossa, eu boto bem pouquinho mesmo no dedo, apenas pra cobrir toda a região.

4. Deixo arejar por 5 minutos. 
5. Ponho o plástico de novo. Repito esse procedimento pelo menos de 4 em 4 horas (a não ser quando estou dormindo). Se puder, peça ajuda de alguém.


Acho que falei tudo gente. O que acharam da tattoo? :D
Espero que tenham gostado do post e que sirva de ajuda pra vocês.
Beijos!
Comentários
42 Comentários

42 comentários:

  1. Ameeeeiiii! Tbm quero fazer!!! heheheheh

    ResponderExcluir
  2. Que invejinha boa Barbara! Ficou linda, adoro tattoos escritas e a delicadeza dessa me conquistou haha.
    Só tô adiando a minha por medo da agulha e por não saber se vou ter paciência pra cuidar, sou um desleixo com isso. Me diz, nesse estúdio cobram por hora ou desenho? E outra coisa, você acha que rola ainda um preconceito por parte de empresas com tattoo? Gostaria de fazer em lugares visíveis, até pra mim tb, mas faço jornalismo e tenho medo de ser motivo para não ser admitida. Beijos,
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, obrigada! :)
      Lá no estúdio eles cobram por desenho, mas você pode chegar lá sem hora marcada e pedir pra fazerem um orçamento pra você, é só levar o desenho ou montar com eles lá na hora! Pra marcar hora é só se você já for fazer mesmo. Mas é por desenho sim, e não por hora.
      A minha é num local bem visível, mas eu faço arquitetura, é uma profissão que já tem o lado artístico, já inclusive tive chefes super tatuadas. Mas mesmo assim, eu ainda não arrisco. Eu queria fechar meu braço, mas tenho medo de não ser admitida alguma hora, pois já vi escritorios recusarem. Acho que se você já tiver no emprego, pode perguntar o que seus chefes acham disso e se sabem de algo no mercado de trabalho. Diz onde você pretende fazer e tal.
      Arrisquei essa, é bem visível, mas é tranquila. É pequena.
      beijão!

      Excluir
  3. Oii Bárbara, achei suas dicas do pós tatuagem muito boas, fiz a minha terceira ontem e vai do ombro até quase o cotovelo. Só uma dica que é bem importante e que se não seguir pode acabar estragando a tatuagem: não comer carne de porco, nem frutos do mar durante uns 15 dias pelo menos, e chocolate nos primeiros dias. Se comer, pode acabar inflamando e não é como piercing que é fácil de cuidar depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, obrigada!
      Cara eu perguntei isso pro tatuador e ele me garantiu que não tinha problema, era só nao exagerar. Aí eu já não sei, não achei isso na internet também e despreocupei. Quando fiz piercings, comi também e nada aconteceu. Eu acabei que já comi e bebi e até agora a tatto tá bem. Mas obrigada pela dica!

      Excluir
  4. Ficou uma delicadeza que só. Linda, linda. Quando fiz a minha, meu tatuador disse que o plástico é necessário somente nos primeiros 3 ou 4 dias, principalmente pra dormir porque fiz na costela. Ele irá proteger a pele de atritos com a roupa ou qualquer superfície que faça com que a pele fique ainda mais irritada. No seu caso, por ser pulso, não sei se precisaria por muito tempo, mas é complicado porque cada tatuador fala uma coisa desse assunto. A respeito da fonte, também peguei a minha no dafont, a próxima vou escrever com a minha letra pra ser ainda mais exclusivo, hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que legal, faz sim, adorei a idéia! hehehe
      Pois é, cada tatuador diz uma coisa mesmo, mas pra garantir vou ver se deixo o plástico até terminar de descascar. :D

      Excluir
  5. Eu não tenho coragem, mas achei linda!

    Beijos,

    http://dicasdalaiza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que linda que ficou Barbs, acho super fofo tatuagens delicadas assim. Eu não tenho nenhuma, mas penso em um dia fazer uma!
    Eu sabia dessa do Bepantol, mas como ainda não fiz nenhuma, só uso pra hidratar o cabelo mesmo kkkk.

    Beijinhos
    http://www.vendesecadeiras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mirela! Bepantol pro cabelo? essa é nova hehehehe

      Excluir
    2. Siiiim, é super hidratante. É só colocar um colherzinha no creme, que fica tudo lindo!
      É bom também para os lábios (serve como um balm) e rosto ressecados!

      Excluir
    3. GENTE que tudo! vou fazer! o do labio eu vi na embalagem falando mesmo :)

      Excluir
  7. Adore, ja sabia essas dicas, mas sua tatoo ta lindaa

    beijinhos
    http://something-over.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Adorei, mas ainda estou tomando coragem para a minha rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Linda Tatoo.. Tomando coragem pra fazer a minha,é muito caro,dor so e for no meu bolso...kkkk
    Essa pomada é boa pra tirar olheiras tb..rsrs Uso faz tempo,muito boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, quanta novidade dessa pomada! ahahaha
      adorei, vou ate testar!

      Excluir
  10. Ficou linda! <3
    Outra coisa, evita comida carregada: bacon, camarão e frutos do mar tá? Pode ser que faça inchar a tattoo e tals. :)
    Eu morro de medo de fazer uma no pulso, mas acho lindo!

    ResponderExcluir
  11. Ficou liiinda Barbs! De verdade, tenho 3 completas e tô terminando a minha quarta (que pega quase toda a área das costas) amo de paixão, e enquanto tiver dinheiro e espaço eu acho que eu tô fazendo! rs
    Só cuidado quando ele disse que pode comer qualquer coisa! Vários tatuadores tem várias opiniões diferentes sobre o assunto, eu sou amiga de dois caras que já me tatuaram e nenhum dos dois me deixa comer carne de porco nem gordura nos dois primeiros dias, porque para o corpo a sua tatuagem é uma inflamação e coisas assim podem ter bactérias quando mal cozidas ou mal passadas que alteram a cicatrização da tatuagem! Mas relaxa, é só não exagerar, aaah e se eu sei que conselho não se dá, mas isso é por experiência própria mesmo, cuidado para não deixar o plástico apertado e para não passar pouco bepantol. Só uma ultima coisa hahaha, (a louca intrometida) mas é sério, vê essa farmácia ai cara, eu compro bepantol por 16 reais!

    De verdade, a tattoo tá linda e cuidado ein, depois da primeira a gente vicia! rsrs

    Beijão
    Dan Magalhães (www.viintecontar.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahahahaahahahah obrigada, Dan!
      valeu pelas dicas, eu comi carne de porco mas nao exagerei, ate agora a tattoo tá tranks. foi minha mae que comprou o bepantol, ela achou logo na primeira e comprou, ams vou ver isso sim, brigada :)

      Excluir
  12. Mentiiiiiiiiiira? eu marquei a minha hoje! ahahahahaahahaha se eu nao desmarcar até lá, ela sai... ô medo!

    Adorei, a musica é linda e esse negocio de explicação é meio chato mesmo, tem que fazer sentido pra gente e pronto! :)

    Beijão, Bá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaah que linda, Nat! quando fizer, faz post também, quero ver <3
      não desmarca não, você vai chegar achando que a dor é insuportável e vai acabar relaxando e se surpreendendo :)
      beijão!

      Excluir
  13. Adorei a tattoo! A fonte é linda! Eu tenho 3 tatuagens e só te digo uma coisa, vicia HAHAHA
    Estranhei um pouco aquela tua dica de não lavar ou tomar banho no dia da tattoo. Meu tatuador sempre recomendava, no final de cada sessão, chegar em casa e lavar bem o local com sabonete tipo protex, pra tirar o sangue e passar bepantol em seguida, não sei se pq era uma região maior. Com as minhas tatuagens pequenas não tive tanto cuidado, até pq o incômodo foi menos auihsiauhsaiuhs

    Beijos, parabéns pela tattoo e pelo blog ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renata, pelos elogios e pelas dicas! :)
      To lavando com agua normal, mas irei comprar o protex! beijo!

      Excluir
  14. Sou louca pra ir na tadudobem consertar a minha, tenho várias amigas que fizeram lá e é uma mais perfeita que a outra! :) Amo demais essa música, ficou iradíssima a tattoo! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  15. Linda a tatto :) ainda tô enrolando & criando coragem para fazer uma, na mesma região da sua, mas ainda não sei, rs!

    beijo, beijo!
    Goiabasays

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faaaaz! já quero fazer mais #eusobrevivi ahahaha

      Excluir
  16. Queriiiida, adorei tu compartilhar esse momento!
    Acho que essa nóia toda rola só com a primeira tattoo né? Eu tbm tô nessas, a anos to enrolando e pensando se vale mesmo a pena, se a minha escolha vai ser algo que eu gostarei pro resto da vida, enfim.. Se eu tomar coragem tbm, te conto :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá...
    É a primeira vez que visito seu blog e super gostei :)

    Mas o post da tattoo foi o que me chamou atenção e por sinal também quero fazer outra tattoo (eu tenho uma, bem pequena|). Quando vi a recomendação do estúdio fiquei com mais vontade de ir lá... uma amiga de Niterói já havia me indicado e então eu os sigo no instagram, tenho no face .. mas... não liguei para marcar.
    Com mais uma indicação com certeza farei a próxima lá :)

    É um desenho a minha !

    Obrigada. Parabéns pelas dicas !

    Beijos. Thai !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofa! aahahaha Obrigada, Thai! :)
      Boa sorte quando for fazer! beijão

      Excluir
  18. Oi Bárbara!
    Acho seu blog uma fofura! :) Parabéns! Foi um dos que me incentivaram a fazer o meu!
    Só duas coisas que eu tenho que te alertar sobre a tattoo:
    1) Não passe Bepantol! Sei que a maioria dos tatuadores recomenda mas, eu garanto, aqui em casa todos tem tatuagem (mais de uma cada um rsrs) e nós fazemos com tatuadores muito bons! Esses não recomendam Bepantol. Vou te explicar: bepantol é um medicamento específico para lesões na pele, principalmente queimaduras, e por isso, estimula a regeneração dela. Essa regeneração no caso da tatuagem é ruim, porque estimula a formação de cicatrizes aumentadas (a famosa quelóide, que deixa a tattoo em alto relevo). Então o melhor que você tem a fazer quando tem uma tatuagem recém-feita é passar hidratante para pele seca sempre que possível. Deixar hidratado faz com que a pele se regenere naturalmente e impede que as casquinhas caiam antes do tempo, deixando a tatuagem com menos risco de ficar falhada! Que é o que o bepantol também aumenta as chances.

    2) Sempre colocar o papel filme em volta. Não está certo também! O melhor que você tem a fazer é sempre limpar a tattoo, passar hidratante e deixar ao ar livre. O local arejado minimiza a concentração de bactérias e fungos, e consequentemente, o risco de inflamações.

    Espero ter ajudado :)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deborah! Que bom saber que incentivei alguém a criar um blog :)
      Brigada pelas dicas, só foi meio tarde hehehe a tattoo já cicatrizou e e eu usei bepantol mesmo, não tive queloide nem nenhum outro problema com ela, graças a Deus! Mas valeu pelas dicas, o papel filme já não uso mais :)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Hahaha foi meio tarde mesmo.. mas vale a dica pros próximos!
      Ah, eu adoro seus achadinhos de brechós de nikiti, estudo na UFF também e já até passei pelo brechó na catedral da são joão e comprei uma blusinha!

      Depois dá uma olhadinha no meu blog e diz o que achou!!
      http://www.focusbeauty.com.br/

      Excluir
  19. Gostei muito das dicas, fiz a minha 5a tatuagem e sempre procuro informações como estas para um maior cuidado com elas. Glr tatuagem "doi é caro e nao sai", mas vc gosta tanto desde a primeira que quer fazer mais.. rsrzrsrs

    ResponderExcluir
  20. fiz essa tatuagem http://www.tatuagem.com.br/maori/maori-desenhos-parte-2.html um tatuador bom pra monta algo au redor dela

    ResponderExcluir
  21. O meu tatuador so disse que era pra me comprar a pomada bepantol mas não me falou qual então comprei bepantol baby. Será que tem algum problema?

    ResponderExcluir
  22. Bárbara, a tattoo ainda tá bem escura? Tô pra fazer a minha e procurando estúdio por Niterói também, mas como sou negra tô querendo algum que trabalhe com uma tinta preta da bem escura, haha. Vai ser minha primeira e quero fazer antes do ano virar, estou nervosa, haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não :( tá aquele verde desbotado de tatuagem sabe? :(
      to precisando retocar, mas to sem dinheiro pra isso! :(

      Excluir
  23. Duas horas após fazer a tatuagem tira se o plástico e não se usa mais..a tattoo precisa apanhar ar pra cicatrizar,como qualquer cicatriz ou queimadura...o plástico atrasa a cicatrizacao

    ResponderExcluir
  24. O meu tatuador disse que o uso do plastico ta se extinguindo, pois o plastico abafa a tatuagem e isso pode causar bacterias, afinal todo ferimento deve cicatrizar ao ar livre e a tatuagem é um ferimento invasivo. Mas fazer uso da pomada é importante e tbm não tirar a casquinha.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...