3 de dezembro de 2013

Comendo Por Menos: Cookies da Nigella

Um dos motivos de ter criado essa categoria pro blog foi de me motivar a todo final de semana testar uma receita legal e baratinha. E a falta de tempo somada com a preguiça e o cansaço, me fez ficar um tempo sem poder fazer. Portanto, a todos que curtem, desculpe! Prometo que irei tentar atualizar sempre :)


Ganhei de aniversário do namorado e da sogrinha o livro mais lindo do mundo: "Na Cozinha Com Nigella" hehehe Tava desejando ele há tempos, sou apaixonada por essa mulher! Pra quem não conhece, vale a pena futucar o Youtube e o canal GNT à procura do programa dela. O que acho mais incrível é que ela não se considera chef de cozinha, fica horrorizada quando a classificam assim, e diz que "se precisássemos mesmo de qualificações e especialidade antes de entrar na cozinha, os seres humanos teriam deixado a cadeia evolutiva há muito tempo".
E ainda diz que o livro é apenas sobre a história de seu caso de amor com a cozinha 

Folheando o livro encontrei uma receita de cookies e pelas fotos, estavam perfeitinhos. Tão perfeitinhos, que resolvi analisar o que tinha de diferente da receita que já tinha feito aqui, lembram? E vi que ela não adicionou o leite. Resolvi testar de novo, fazendo algumas pequenas mudanças e tcharããm: acompanhem! 

INGREDIENTES: 

150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (usei COM sal)
125g de açúcar mascavo claro
100g de açúcar refinado
2 colheres de chá de essência de baunilha
1 ovo gelado
1 gema de ovo gelada
300g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio (usei fermento em pó Royal, e não faz diferença, podem confiar)
325g de pedacinhos ou gotas de chocolate ao leite (usei 300g de chocolate em barra e senti que podia ter mais)

COMO FAZER:

1. Pré-aquecer o forno a 170ºC. 
2. Picar o chocolate.

3. Derreter a manteiga e deixar esfriar um pouco.
4. Colocar os açúcares mascavo e refinado em uma batedeira, despejar a manteiga derretida levemente mais fria sobre eles e bater.


5. Ainda batendo, colocar a essência de baunilha, o ovo e a gema gelados, e bater até a massa estar leve e cremosa, com essa consistência:

6. Incorpore lentamente a farinha de trigo e o fermento em pó, só até estarem combinados. Fica assim:

7. Coloque o chocolate picado e misture bem.
juro que isso vai ficar gostoso ahahahaha

8. Forre um tabuleiro grande com papel manteiga ou vegetal. Pegue a massa do cookie com uma colher de sorvete (ou xícara de medida de 1/4) e disponha sobre o tabuleiro forrado, colocando-os a uma distância de 8cm um do outro. Deram 8 cookies por vez em cada tabuleiro.



9. No livro diz para assar de 15 a 17 minutos ou até as bordas ficarem tostadas. Porém, não sei se foi a potência do meu forno, mas esperei as bordas tostarem e isso demorou cerca de 25-30 minutos. Retire imediatamente do tabuleiro, pois caso contrário irá grudar no papel.

10. Espere esfriar um pouco e coma :)


incrivelmente só essa foto saiu bem nesse dia

RENDIMENTO TOTAL: 20 cookies.
(não pus preço pois é a mesma coisa da outra receita)

Na outra receita, usei muito fermento em pó e os cookies ficaram gigantescos. Dessa vez, com a quantidade menor, e fazendo bolas de um tamanho médio, os cookies não cresceram tanto e pra mim ficaram do tamanho e da consistência PERFEITOS. Esse foi sem dúvida, o melhor cookie que já fiz. O mais perfeito e com mais cara de cookie possível!

DICA  Dá pra preparar os cookies com até 3 dias de antecedência e reservá-los em um recipiente bem fechado. A qualidade é mantida por no máximo 5 dias. Quando como muito tempo depois de ter feito (quando já está bem frio), gosto de colocar por 5 segundos no microondas antes de comer, é o tempo ideal pra derreter o chocolate! 

Minha sogra tinha dado a idéia de colocar passas em alguns no lugar dos chocolates numa próxima vez. Irei testar com elas e com outras idéias, fiquem à vontade até pra me sugerirem!

Pra quem quiser procurar pelo livro, segue a foto dele:

Gostaram da receita? Tem alguma receita nova pra sugerir? Espero que tenham gostado, e até a próxima! :)
Beijos
Comentários
16 Comentários

16 comentários:

  1. Eu já vi o programa dela uma vez na GNT, mas depois esqueci o nome e não sabia quando passava! hahaha
    Ficou super liiindo, deu até água na boca! uahahaha preciso me arriscar mais na cozinha e tentar fazer um desses cookies!

    Beijooo!

    ResponderExcluir
  2. Ei Bárbara!
    Adorei essa categoria!
    Às vezes a gente paga tão caro por comidinhas tão baratinhas e fáceis né?
    Sem contar que cozinhar assim no final de semana é uma delícia!
    Adorei a receita! Dias desses vou tentar fazer! Confesso que, apesar de gostar, não levo muito jeito! rsrsr
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oii Bárbara!
    A Nigella é uma linda né, já vi algumas vezes as receitas dela.
    Essa cookies eu já salvei nos favoritos, vou tentar fazer, por que eu AMO COOKIES! hehehe

    me deu fome olhando os seus!
    beijoo
    Meninices da vida

    ResponderExcluir
  4. Oii Bárbara!!

    Amei a receitinha, eu estava querendo mesmo fazer, sou viciada em cookies e não dá pra ficar comprando todo dia hahaha

    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  5. nossa, ja quero!!

    cabecanasnuvensz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bárbara! Acabei de conhecer seu blog e já li paginas e paginas hehe tô in love ♥ Mass na minha cidade não tem brechó.. Sabe algum online legal ou algo do tipo? Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz! Que fofa você, muito obrigada! :)
      Você é de onde? Geralmente sempre tem brechó nas Igrejas, já conferiu? E brechó é uma coisa bem escondida e não divulgada/pouco conhecida, procura direitinho que acho que você acha ein!
      Mas eu não conheço muitos brechós onlines não, e nunca testei nenhum, os que já vi geralmente tem a questão do frete e são mais caros, mas conheço esses daqui ó:

      http://www.marinamorenaloja.com/
      http://mariabazar.blogspot.com.br/
      http://brechomariiaboniita.blogspot.com.br/
      http://meubueirofinanceiro.blogspot.com.br/
      http://extranoica.blogspot.com.br/
      http://www.dresslikeanerd.com.br/
      http://www.urbanvintagers.com.br/
      https://www.facebook.com/tlastl?fref=ts

      Excluir
    2. Obrigada pelas dicas!! Eu moro na Bahia.. Nunca encontrei, mas pelo que você disse, talvez não tenha procurado direito. Vou dar uma olhada nos links, apesar de serem mais caros que os brechós convencionais pq provavelmente acabe sendo mais em conta do que as lojas convencionais. Beijoss!!

      Excluir
  7. Ai que coisa lindaaaa! Eu quero, eu quero!
    que deliciosidade, gente! ahhhaha

    salivei e quero fazer!
    um beijo,
    Re

    ResponderExcluir
  8. Ai que delícia!!!! Amo cookies mas não consigo achar nenhum bom como os americanos por aqui! Os seus ficaram realmente com uma cara ótima! Se eu levasse algum jeito na cozinha até tentaria fazer! Hahahahaha
    Beijosss

    ResponderExcluir
  9. NOOOOOOOssa, AMEI! Que isso! Fiquei com água na boca! hahahaha
    Eu faço sempre uma mesma receita que são os cookies da Marimoon! Mas assim que tiver oportunidade farei estes! E quero pra já o livro dessa mulher! hahaha Já a conhecia da gnt mesmo e fico babando pelas receitas de mousse dela :9~~

    bjbjjb

    ResponderExcluir
  10. Nossa, deve ter ficado uma delícia. Eu adoro fazer receitas assim, coisinhas para comer no lanche ou sobremesas. Qualquer dia desses eu faço essa. =D

    ResponderExcluir
  11. Babei no teclado hahahaa
    Amo cookie, vou testar essa receita com certeza!
    E a ideia das passas é ótima! Vou fazer :)

    =*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...